sábado, 30 de julho de 2011

Diversidade e Igualdade

DIVERSIDADE E IGUALDADE
I POLITÍCA E PROMOÇÃO DA IGUALDADE
O DIREITO À DIVERSIDADE

O Brasil desde o descobrimento foi exaltado em relação as belezas e as riquezas aqui presentes, podemos observar isso na carta de pero de Vaz de caminha e isso por um lado trouxe prejuízos para o Brasil e apartir daí inicia-se a exploração das riquezas e uso da mão escrava e a autoritarismo.
E nesse mesmo tempo se inicia a desigualdade racial e social.
Um país rico em diversidade e ao mesmo tempo tão desigual no que desrespeito a cor condições financeiras trabalhistas e etc.
Mulheres recebem menos que os homens e os negros ganham menos e trabalham em serviços mais pesados.
A situação se complica mais quando se e mulher é negra.
A razoes de tamanha desigualdade todos reconhecem, mas parecem desprezá-las.
Em pais tão diversos com tanta dificuldade de reconhecer esse direito.
As mulheres os negros os índios foram e são discriminados, mas junto a essa discriminação sempre veio a luta pela igualdade de oportunidades vários setores se procuram com o descriminação e buscam por políticas publicas um ideário de igualdade.
O IDEÁRIO DE IGUALDADE NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS

Os direitos ainda não lhe são garantidos nesse momento seu papel se resume em ser dona de casa, cuidando da família. Duas mulheres da historia apresentam posturas diferentes são elas Dona Beija de Araxá e Chica da Silva
Há exatos 60 anos, os países-membros da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A iniciativa, que contou com 48 votos a favor e oito abstenções, surgiu como uma reação mundial às atrocidades testemunhadas durante a Segunda Guerra (1938-1945).
."A declaração surge na sombra da criação da ONU, por causa dos grandes genocídios do século 20, como os 6 milhões de judeus que foram mortos pelo nazismo durante o Holocausto , contudo, que a inspiração para o conteúdo da declaração vem do século 18 --marcado pela Revolução Francesa (1789) e a independência americana. "A declaração encerrou um ciclo histórico de mudanças, foi a última grande conquista da história dos direitos do homem". Assim, a declaração, que estabelece que "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos", coloca o homem como centro da história, definido por sua humanidade e não mais por sua classe social. Embora a Declaração Universal não tenha caráter de legislação, o seu texto influenciou diretamente a constituição de diversos países, incluindo a brasileira, em 1988.
O IDEÁRIO DA IGUALDADE E A DEMOCRACIA RACIAL

O Brasil e composto de uma grande miscigenação, índios, portugueses, afro-descendentes e imigrantes.
A medida que a nação brasileira foi sendo construída uma crença em torno dessa nação começou a ser criada o mito da democracia racial.
Daí surge o quadro de desigualdade ainda existente no país.
O texto apresenta também condições da mulher, quando negra, empregada aumentava os filhos brancos e também os servia sexualmente, corpo desejado com passar dos anos a mulher negra ou branca
 DESENVOLVIMENTO, DESIGUALDADES E EXCLUSÃO

Desde os primórdios do processo de desenvolvimento brasileiro, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rural e o meio urbano, entre centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos.
Em anos mais recentes, a desigualdade de renda no Brasil pode ser atribuída a fatores estruturais sócio-econômicos, como a elevada concentração da riqueza mobiliária e imobiliária agravada pelo declínio dos salários reais e à persistência dos altos juros. A crise energética do País, anunciada em no mês de maio passado, juntamente com os riscos de contágio da crise Argentina, afetam negativamente o potencial produtivo brasileiro e reduzem a entrada investimentos externos , limitando ainda mais, as chances de geração e de distribuição de emprego e renda no Brasil. A desigualdade se tornou a marca maior da sociedade brasileira.
Para entender a origem de tais disparidades no Brasil é necessário introduzir uma perspectiva mais ampla, abrangendo o passado histórico, sem desconsiderar as dimensões continentais do país. Podemos começar a explicar isso pelo fator mais evidente: a escravidão, que é o paroxismo da exclusão: o Brasil importou o maior número de escravos da África dentre todas as colônias no Novo Mundo e, como Cuba, foi um dos últimos países a libertá-los (em 1888).
O DESAFIO DA IGUALDADE NA GESTÃO PÚBLICA

o Brasil, a retomada da temática racial tem se dado na perspectiva de que as desigualdades raciais estão no cerne das mazelas sociais vigentes no país. As desigualdades raciais são vistas, não apenas como fruto de longos processos históricos, mas como sendo alimentadas pelos fenômenos, ainda ativos na sociedade brasileira, do preconceito racial e do racismo.
Essa é uma realidade que precisa ser modificada. Mudar esse quadro é uma tarefa que envolve toda a máquina estatal. No âmbito Federal, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial , responsáveis pela coordenação, acompanhamento e monitoramento da política de igualdade racial do governo, tem atuado articuladamente com os diferentes ministérios no enfrentamento e na reversão desse cenário de iniquidade. O Estado deve passar a ser, efetiva e definitivamente, um instrumento de redução das desigualdades raciais no Brasil.
Para isso, o Estado conta com as políticas de promoção da igualdade racial. Trata-se de uma gama de ações de última geração a serem implementadas pelos ministérios finalísticos, bem como pelos demais organismos da administração pública. São ações e programas que intentam combater o racismo e o preconceito no âmbito da própria administração pública, bem como na prestação dos serviços públicos. Visam, em última análise, complementar as políticas sociais de cunho universalista, combatendo as diferenças de tratamento para as populações negras e brancas - o que, infelizmente, ainda se faz presente. 
Postado Por Flávia Germano.

Nenhum comentário: