domingo, 24 de julho de 2011

Políticas públicas: conceitos, objetivos e práticas de participação social


POLITICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS
A articulação de saberes e experiências com vistas ao planejamento, para realização e avaliação de políticas, programas e projetos, com os objetivos de alcançar resultados simultâneos em situações complexas.

ESTADOS? GOVERNO? SÃO SINONIMOS?
O Estado é um conjunto de instituições especializadas em expressar um dado equilíbrio e uma condensação de forças favoráveis a um grupo e ou uma classe social, é a ciência de governar a cidade.
Governo, em alguma forma, é uma realidade para quase todos os habitantes atuais do planeta.
 À exceção das zonas de guerra, em toda parte há um governo de alguma espécie. O governo é uma realidade tão contundente e tão presente na vida das pessoas hoje em dia que poucos se dão o trabalho de pensar sobre o que é, de fato, um governo. O governo simplesmente está lá, é um fato da vida. Implicitamente todos sabem o que é, mas o estudo sério do governo requer compreender sua natureza explicitamente

CICLO DAS POLITICAS PUBLICAS
Organiza a vida publicas é um esquema que fases seqüenciais e interdependentes. Identificação do problema, formação da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação, avaliação e extensão.
O monitoramento e avaliação das políticas públicas compreendem, assim, um esforço de conhecimento e aprendizado dos processos que as conduzem, contribuindo para o debate público, o redimensionamento e melhoria das ações, eficiência dos gastos públicos e sua efetividade, de modo que o seu ciclo possa ser dinâmico.

PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS: PARTICIPAÇÃO, RECONHECIMENTO E JUSTIÇA SOCIAL
Nos como sociedade civil deixamos passar por despercebido a oportunidade de lutar e reinvidicar seus direito por uma sociedade melhor, deixamos ser sempre levados pelas idéias dos outros. E nem sempre o que é bom para um pequeno grupo é bom para nós (você)
Sendo assim os governos constroem a sociedade de que quer.

POLÍTICAS PÚBLICAS E SEUS/SUAS ATORES/ATRIZES: OS MOVIMENTOS SOCIAIS
O que vemos na prática é que as relações entre estes atores ocorrem cotidianamente, e de forma intensa, dentro e fora dos espaços participativos, em momentos em que há movimentos sociais articulados e se manifestando em ciclos de protestos, ou em momentos de plena “calmaria”. Os serviços públicos que atendem diretamente no nível dos bairros, da vida comunitária, ao mesmo tempo em que mobilizam atores sociais a se organizarem por melhorias na provisão de serviço, obrigam o poder público a dialogar com esta população e a alterar o perfil das políticas a partir desta pressão exercida.
Por: Carla Germano

Nenhum comentário: