domingo, 11 de dezembro de 2011

Comunidade Quilombola - As Mulheres em atividade.

 No dia 09/12/2011, estivemos no Córrego do Sertão - Braço do Rio - Conceição da Barra, na comunidade quilombola, onde encontramos as mulheres em atividade na casa de farinha, preparando alimentos de sua cultura para ser comercializado na feira livre dos municípios vizinhos e também da própria localidade. Independente da idade todos estão engachados nessa atividade. É uma cultura que é passada de geração em geração. Devido ao esforço e a rotina de trabalho essas mulheres perdem a motivação e o prazer de se cuidarem, devido ao cansaço elas não tem estímulo para frequentarem a escola, estando assim as mulheres mais velhas com baixa escolaridade.
 Na maioria das vezes os homens não trabalham na casa de farinha. Pois, para dá manter uma situação economica favorável, precisam trabalhar em empresas da região. Ficando assim as mulheres e crianças responsáveis pelas atividades culturais da comunidade.
 Mesmo enfrentando toda essa dificuldade, algumas mulheres ainda passam pela constrangimento de serem violentadas pelos companheiros que fazem com frequência o uso de álcool.
Essas mesmas mulheres ainda sentem orgulho da sua raça, e participam de festividades na comunidade.


Postado por: Eny Silva, Caroline Tonete Gomes e Flávia Germano.

Um comentário:

Profª Lusinete disse...

Meninas, parabéns!Amei o conteúdo do blog de vocês.Percebe-se que o plano de ação foi realmente colocado em prática,embora o mesmo tenha sido apenas um exercício de aprendizagem.Porém,a prática ficou excelente!