segunda-feira, 16 de abril de 2012

Oportunidades no Litoral Norte

O litoral norte do Espírito Santo sempre foi um lindo lugar para visitar e morar. Seus atrativos e belezas naturais atraem turistas e pessoas que optaram por viver em uma região repleta de bucolismo e qualidade de vida.

Esta realidade criou uma situação de alta sazonalidade populacional na ocupação deste território, com dois períodos nitidamente distintos. A alta estação, com sobrecarga nos serviços públicos, como recolhimento de lixo deficitário, falta de água, problemas de esgotamento sanitário, transito caótico, dentre outros. E a baixa estação, com ociosidade de mão de obra, falta de clientes nos estabelecimentos comerciais e espaços urbanos fechados ou subutilizados.
Esta situação registrada ao longo do ano não permite às administrações municipais realizarem uma poupança a ser aplicada no curto, mas intenso, período de férias. Durante a maior parte do tempo, com poucas opções de trabalho e oportunidades de negócios, percebe-se uma timidez no empreendedorismo local, que pode ser observado pelo baixo fluxo de renda e pequeno dinamismo econômico gerado por empresas, trabalhadores, consumidores e fornecedores.
Os gestores públicos devem solucionar esta equação complexa: estruturar os serviços e suas equipes para o período de veraneio, melhorando a qualidade dos serviços e a imagem da municipalidade no curto prazo, e depois desmobilizar, multiplicando os efeitos perversos da sazonalidade turística; ou, dimensionar os esforços para as demandas ao longo do ano, e nos períodos de férias constatarem as sobrecargas nos serviços e torcer para que este período seja o mais rápido possível.
No entanto, os balneários não deveriam prolongar ao máximo os períodos de alta estação? O que deve ser feito para reduzir a alta sazonalidade gerada pelo turismo de veraneio? Como estimular o turismo de negócios ao longo do ano, diminuindo as diferenças entre os momentos de pico, média e baixa temporada?

Buscar as soluções destes questionamentos não é tarefa simples, ainda mais observando a atual conformação sócio-econômica da região. Porém, este cenário pode ser alterado considerando a perspectiva de instalação de novas cadeias produtivas, como o petróleo e de suas estruturas logísticas, portos e ferrovias. Estes setores econômicos fomentam diversas atividades empresariais, incluindo comércio e serviços, e demandam grande quantidade de mão-de-obra durante todo o ano.
A redução da sazonalidade na prestação dos serviços públicos e privados gera resultados positivos em toda a economia local, dentre eles, a melhoria da qualificação profissional, a melhoria da qualidade dos serviços prestados, a atração de micro e pequenas empresas e a efetivação de políticas públicas continuadas, planejadas e bem distribuídas ao longo do ano.
No caso específico da sazonalidade turística, uma das medidas pode ser fomentar o turismo de negócios da região. Esta ação pode reduzir as diferenças da sazonalidade populacional e, ao mesmo tempo, proporcionar a sustentabilidade do desenvolvimento no médio e longo prazo.

Com um mercado tão oscilante e com um grande índice da população vivendo em estado de pobreza, principalmente no que tange a negros e mulheres é preciso implantar políticas afirmativas nessa região para diminuir as diferenças históricas entre essa classe e gênero. È preciso melhorar o índice educacional dessa população para assim poder oferecer ao menos oportunidade para essa classe.
Em síntese, a expectativa é de que, com a instalação dos pólos educacionais em São Mateus que é próximo a Conceição da Barra e o aumento de investimento da Petrobras e Aracruz Celulose os seus efeitos multiplicadores nos diversos segmentos econômicos, incluindo o turismo, a região norte do Espírito Santo pode ser, ainda mais, um excelente lugar para viver, trabalhar e fazer bons negócios.

Bilirrelli da Cunha Monte
Turismologo
Pós Graduado em Gestão Ambiental

Nenhum comentário: